História





HISTÓRIA

 

Seu nome homenageia o governador da Bahia e vice-presidente brasileiro Manuel Vitorino. Seu território pertencia originalmente à Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité e, por sucessivos desmembramentos, veio finalmente a se emancipar de Boa Nova em 1962, da qual foi distrito, primeiro com o nome de Cachoeira de Manoel Roque (em 1936/37), alterado para Imbuíra em 1938.

Sua emancipação ocorre com a Lei estadual nº 1771, de 30 de julho de 1962, composto por dois distritos: a sede e Catingal, antes denominado Volta dos Meiras por habitar ali numerosa população com este sobrenome. Catingal é também grande produtor de umbus o que possibilitou a instalação de uma agroindústria da fruta naquele município.


Manoel Vitorino- BA


                       Manoel Vitorino 55 Anos de História.


Distante 450 km quilômetros de Salvador, a capital do Estado, possui uma área total de 2.408,9 quilômetros quadrados, a sua população e de 14.364 habitantes, com cerca de 11 mil eleitores. Sua economia está baseada na pecuária de corte e leite, no comércio e na produção agrícola, MANOEL VITORINO conhecido inicialmente por Cachoeira de Mané Roque, depois imbuíra, por possuir muito imbuzeiros ou pé de umbu na região, hoje ele conhecido nacionalmente por ser a Capital do Umbu, e durante a sua safra recebe muitos visitantes.

Apresenta como local pitoresco a 1 km da sede da cidade, a Pedra da Figura com seus desenhos rupestres, que segundo relatam os historiadores, foram feitas por Índios da tribo dos Guaranis, índios que habitavam na caatinga e que foram extintos. Muitos curiosos visitantes apreciam a Pedra. Neste mesmo lugar existe ainda um Olho D’água por nome Cardoso, muito antigo que nunca secou, onde brota do seu interior águas doces e cristalinas e de muito efeito medicinal.

Em tempos de cheias, a Cachoeira da Pancada, localizada no Rio Cachoeira que passa nos arredores da cidade recebe milhares de banhistas vindos de todos os lugares.

No município, existem muitos artesanatos, histórias e, todo mês de janeiro se realiza a famosa Festa do Umbu.

Também faz parte do município de Manoel Vitorino o Distrito de Catingal que tem mais de 200 anos de história e onde está concentrado as maiores riquezas deste município.