A Prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria de Agricultura, vem realizando um trabalho intenso para amenizar os transtornos causados pelo fechamento do matadouro no município.
Nesta semana, o Secretário da pasta, João Matheus Araújo, promoveu uma visita ao frigorífico de Ipiaú, juntamente com açougueiros de Ibirataia, no intuito de averiguar a capacidade, dimensões e custo de uma obra nos mesmos padrões, a fim de se ter uma dimensão do que precisa ser feito para adequar o abatedouro de Ibirataia, a fim de torná-lo regular.
Todos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento do equipamento, bem como avaliar as condições de abate, tratamento e resfriamento da carne.
Na ocasião, foram recepcionados pelo gerente do frigorífico, Barreto, o qual fez questão de detalhar a dificuldade de construção, autorização ambiental e obtenção de material adequado, deixando claro o alto custo da obra.
O equipamento da cidade vizinha já está com as obras em fase final e em ritmo acelerado, obedecendo todas as normas técnicas dos órgãos fiscalizadores.
O imóvel conta com estrutura renovada, pintura, serviços de rede elétrica, equipamentos e novos maquinários. Caso optem pelo matadouro de Ipiaú, enquanto não for regularizado o prédio de Ibirataia, terão um espaço para o abate seguro e fiscalizado, permitindo mais segurança para os consumidores, além de condições adequadas de trabalho para os marchantes.