O dia 24 de Março foi eleito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em razão disso a prefeitura de Ibirataia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã dessa quarta-feira, 16, uma palestra para qualificação dos profissionais da pasta no município.
Com o tema, Atualização no Manejo Clínico da Tuberculose, o palestrante Alan Machado, que é enfermeiro da Vigilância Epidemiológica da base regional de Jequié, referência técnica de tuberculose, falou sobre os sintomas, formas de prevenção e como tratar os pacientes infectados com a doença.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Os sintomas mais comuns são respiratórios, como tosse seca e com sangue, dor no peito ao tossir e dificuldade para respirar. É importante que a pessoa consulte o infectologista ou o clínico geral assim que surgirem os primeiros sintomas indicativos de tuberculose, pois assim é possível iniciar o tratamento com mais rapidez e eficácia. O procedimento é feito a partir de uma combinação de antibióticos.