A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirataia, através da Vigilância Epidemiológica divulga o resultado do levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado nos dias 07, 08 e 09 de Abril, comparando com a atividade realizada no mesmo período no ano de 2020.
O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.
A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP). Aqui em Ibirataia a cidade é dividida em três áreas, sendo assim, Bairro Central, Bairro Massaranduba e o Bairro Mirassol.
Segue os resultados, no Bairro Central, amostras coletadas (02) negativas, 0% baixo risco. Bairro Massaranduba, amostras coletadas (00), 0% baixo risco. Bairro Mirassol , amostras coletadas (01) positivo, 0,6% baixo risco. Índice geral 0,3%.
Os resultados apresentaram baixo risco, abaixo de 1%, porcentagem que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomenda.