Prefeitura de Ibirataia aprimora o sistema de compras públicas

 29/01/2021 | FINANÇAS PUBLICAS

Prefeitura de Ibirataia aprimora o sistema de compras públicas
Nesta quarta-feira ((27), a Prefeitura de Ibirataia realizou uma reunião técnica de trabalho, com a participação dos secretários municipais, gestores de contratos e integrantes do setor de compras, tendo como condutor o Consultor em Gestão Pública, o Dr. Moiséis Rocha Brito, da MRB Assessoria e Consultoria, empresa conceituada na área com atuação no mercado há mais de trinta anos.

O foco da reunião foi o de colocar em práticas as determinações da prefeita municipal, constante no Decreto Municipal nº. 4.850/2021, que dispõe sobre práticas, procedimentos e encaminhamentos a serem observados pelo setor de compras, gestores de contratos, secretários e demais titulares de órgãos da administração pública, objetivando o estabelecimento e implementação de políticas e diretrizes relativas às atividades administrativas de aquisições de materiais e serviços, cadastro de fornecedores, contratos, recebimento de materiais e movimentação de estoque, no âmbito da Prefeitura de Ibirataia.

As práticas, procedimentos e encaminhamentos a serem observados tem como objetivos específicos, a redução dos custos municipais nas aquisições de bens e serviços, melhorar na qualidade das compras municipais; promover a integração dos sistemas informatizados relativos às atividades administrativas; otimizar a integração com o sistema municipal de orçamento e finanças; e aprimorar a automatização dos processos de aquisições de materiais e contratações de serviços.

Dentre as atividades funcionais do setor de compras, destaca-se o controle e recepção de demandas; o controle econômico, orçamentário e financeiro das demandas e controle de distribuição de demandas junto as secretarias municipais e seus órgãos, tudo mediante a execução de sistemas informatizados que aprimorará e otimizará os serviços juntos aos órgãos públicos e fornecedores.

Com a implantação e a reformulação do sistema de compras da prefeitura, a Prefeita Ana Cléia espera economizar valores consideráveis, em torno das aquisições de bens e serviços, além de incentivar o desenvolvimento do comércio local, em especial dos micros e pequenas empresas de acordo o que preceitua a Lei Complementar 123/2006.